top of page

A jornada do colaborador bem estruturada é uma aliada na retenção de talentos

  • Foto do escritor: Camille Holmer
    Camille Holmer
  • 4 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Colaboradores engajados com o trabalho

Sabemos que colaboradores qualificados e engajados podem ser fator decisivo quando pensamos em produtividade, lucratividade e na satisfação dos clientes.


Posso afirmar, sem medo de errar, que a excelência da sua empresa passa pelo querer das pessoas que trabalham com você. E, vendo por esse ângulo, se você mantém conectado ao seu negócio pessoas que fazem a diferença, seu sucesso e resultado já estão pelo menos 50% garantidos. Reter talentos hoje em dia requer muito mais do que pagar bons salários.

Na era do propósito, só boa remuneração não resolve e nem satisfaz as pessoas. Elas querem mais, querem se sentir pertencentes, produtivas e conectadas com a empresa, sem deixar a vida pessoal de lado. Desta forma, as organizações que desejam a qualidade de sua entrega, resultados altos, sustentabilidade e a fidelização de seus clientes precisam adequar suas políticas e procedimentos de gestão de pessoas, se desejam atrair e reter os colaboradores com as melhores habilidades e melhores performances. E é aí, que entra a relevância de ter políticas de RH fortes e estrategicamente conectadas ao negócio.

A jornada de um colaborador dentro da empresa inicia muito antes da assinatura do contrato de trabalho, aliás, ela começa quando o candidato vê sua empresa como uma possibilidade e sente vontade de pesquisar e se aplicar para uma entrevista. Perceba que agora, durante as entrevistas, as empresas também são questionadas porque o candidato também vai decidir se quer ou não dedicar boa parte do seu tempo naquele local e fazendo as coisas conforme aquela cultura acredita que seja correto.


Isso mesmo o candidato escolhe! E para ser escolhido, você precisa oferecer vantagens e oportunidades como: treinamentos, benefícios, líderes qualificados que podem auxiliar no desenvolvimento de carreira, feedback para que tenham a chance de corrigir e melhorar seu comportamento, sem falar na possibilidade de uma comunicação assertiva e clara onde ele também pode contribuir com o dia a dia da empresa. Eu sei, é bastante coisa! Mas, se você pensar que isso tudo será a garantia da retenção dos colaboradores que realmente fazem a diferença no seu negócio, vai valer a pena.


Garanto a você que a rotatividade, o custo com as ausências no trabalho, a falta de vontade de seus colaboradores, os clientes insatisfeitos e os erros e perdas provocadas por falhas nos processos, preocupam e são muito mais caros do que investir no bem-estar de seus colaboradores e em uma cultura organizacional que privilegie a colaboração e a integração entre as pessoas.


Camille Holmer

Mentora de Líderes e Diretora na Priorize Gestão

 
 
 

Comentários


Nos siga nas redes sociais e acompanhe esse e outros conteúdos sobre Gestão Estratégica de Pessoas:

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
CONTATO

Curitiba, PR

​​

Tel: (41) 98859-3101

contato@priorizegestao.com.br

Obrigado pelo envio!

© 2024 por Priorize Gestão. 

bottom of page